Renan Batista Silva - Uma visão geral

Tal faculdade nãeste constitui, em si mesma, indício de um estado patológico, porquanto nãeste é incompatível com uma saúde perfeita. Se sofre aquele de que a tem, esse sofrimento é devido a uma causa estranha, donde se segue qual ESTES meios terapêuticos sãeste impotentes de modo a fazê-la desaparecer. Nalguns casos, Têm a possibilidade de ser conseqüente do uma certa fraqueza orgânica, porfoim, nunca é causa eficiente.

A narração autêntica dos aludidos fenômenos foi publicada, naquela época, em muitos jornais alemães e, especialmente, numa brochura hoje esgotada e raríssima. Na Revue Spirite de 1858 se encontra a tradução completa dessa brochura, com os comentários e explicações indispensáveis. Tal, de que saibamos, é a única publicaçãeste fabricada em francês do folheto a que nos referimos. Além do empolgante interesse que tais fenômenos despertam, eles sãeste eminentemente instrutivos, do ponto do vista do estudo prático do Espiritismo.

Nesta circunstância, este que caracteriza este fenômeno é qual o mfoidium não tem a menor consciência do qual escreve. Quando se dá, no caso, a inconsciência absoluta; têm-se ESTES mé especialmentediuns chamados passivos ou mecânicos.

Se elas nãeste lhes vêm quando quer, é que está obrigado a buscá-las algures, de que nãeste pelo seu intimo. Igualmente se podem possibilitar incluir nesta categoria as vizinhos qual, com serem dotadas de inteligência fora do comum e isento saírem do estado normal, têm relâmpagos do uma lucidez intelectual de que lhes dá momentaneamente desabitual facilidade do concepçãeste e do elocução e, em certos quadros, o pressentimento por coisas futuras. Nesses momentos, de que com acerto se chamam do inspiraçãeste, as idéias abundam, sob 1 impulso involuntário e quase febril. Parece de que uma inteligência superior nos vem ajudar e de que o nosso espírito se desembaraçou do 1 fardo.

Por todos ESTES meios do comunicação, a escrita manual é o mais simples, Ainda mais cômodo e, sobretudo, Muito mais completo. Para ele devem tender todos ESTES esforços, porquanto permite se estabeleçam, com ESTES Espíritos, relações tãeste continuadas e regulares, saiba como as de que existem entre nós. Com tanto Muito mais afinco deve ser empregado, quanto é por ele que os Espíritos revelam melhor sua própria essencia e o grau do seu aperfeiçoamento, ou da sua inferioridade.

As principais sãeste: a Destes mé especialmentediuns de efeitos físicos; a dos mfoidiuns sensitivos, ou impressionáveis; a Destes audientes; a Destes videntes; a dos sonambúlicos; a dos curadores; a dos pneumatógrafos; a dos escreventes, ou psicógrafos.

Assim sendo, nesse sonâmbulo, a ação por ver o mal era do seu próprio Espírito de que, de modo a isso, não precisava por assistência alguma; a indicaçãeste, porfoim, Destes remé especialmentedios lhe era dada por outro.

Eis cá as respostas que nos deram os Espíritos às perguntas que lhes dirigimos sobre nosso assunto:

“Sim, porquanto, nesses momentos, a alma se lhes torna Muito mais livre e como que desprendida da maté especialmenteria; recobra uma parte das suas faculdades por Espírito e recebe mais facilmente as comunicações dos outros Espíritos de que a inspiram.”

Tais experimentações, amiúde feitas maldosamente, sãeste a todos os momentos prejudiciais às organizações sensitivas, é possível mesmo dar lugar a graves desordens na economia orgânica. Criar semelhantes experiências é brincar utilizando a vida.

2ª – Entretanto, este mfoidium é 1 intermediário entre os Espíritos e o homem; ora, o magnetizador, haurindo em si precisamente a força de que se utiliza, nãeste parece qual mesmo que intermediário do nenhuma proporciona estranha.

Pode vir a considerar-se o sonambulismo uma variedade da faculdade mediúnica, ou, melhor, são duas ordens por fenômenos que freqüentemente se acham reunidos. Este sonâmbulo age sob a influência do seu próprio Espírito; é sua alma que, nos momentos por emancipação, vê, ouve e percebe, fora Destes limites dos sentidos. Este qual ele externa tira-o de si precisamente; suas idfoiias sãeste, em global, Muito mais justas do de que pelo estado normal, seus conhecimentos get more info Muito mais dilatados, porque tem livre a alma. Numa palavra, ele vive antecipadamente a vida Destes Espíritos. O mé especialmentedium, ao contrário, é instrumento do uma inteligência estranha; é passivo e o de que diz não vem de si Em resumo, o sonâmbulo exprime este seu próprio pensamento, enquanto de que o mé especialmentedium exprime o por outrem.

A lucidez sonambúlica é uma faculdade de que se radica pelo organismo e de que independe, em absoluto, da elevação, do adiantamento e mesmo do estado moral do indivíduo. Têm a possibilidade de, pois, 1 sonâmbulo ser muito lúcido e ao precisamente tempo incapaz do resolver certas questões, desde qual seu Espírito seja pouco confiado. Este que fala por si próprio pode, logo, dizer coisas boas ou más, exatas ou falsas, demonstrar mais ou menos delicadeza e escrúpulo nos processos por qual use, dependendo de o grau de elevaçãeste, ou do inferioridade do seu próprio Espírito.

Os comentários realizados nesse site não sãeste armazenados em nosso banco here por dados e podem possibilitar ser excluídos diretamente na página da postagem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *